Oie Marcos!
[...] Com relação ao ritmo de aprendizagem, ele acompanha o nível dos demais, tira boas notas. Não tem problemas de aprendizagem não. O problema maior está na organização "espacial" das atividades. Ele apresenta as seguintes dificuldades:
1. Dificuldade no traçado de algumas letras e números;
2. Margem de textos;
3. Dificuldade no apagar;
4. Desorganização na realização das atividades;
5. Letras grandes e fora da linha.
Com relação ao cortar papel e esbarrar em objetos, não sei lhe informar, pois dou aulas particulares a esse aluno e tem pouco tempo que comecei.
Com relação ao blog, pode citar que foi elaborado a partir da minha solicitação.
Obrigada, desde já
Daniele Pinto
Colégio Mediterrâneo (Salvador-BA)
____________________________
Olá Daniele, é um desafio elaborar um roteiro de atividades sem conhecer de perto a situação que descreve e sem poder observar o nosso amigo. Mas, vou propor uma atividade que poderá ajudá-lo em alguns aspectos da coordenação motora fina (movimento de pinça realizado pelos dedos indicador e polegar), e da coordenação visomotora (habilidade que consiste em os olhos acompanharem os movimentos das mãos enquanto a mesma executa alguma tarefa).
_____________________________
Painel temático.
Escolha junto com o(s) aluno(s) um tema e conteúdo de interesse comum a ser discutido e que sirva de referencia para a montagem do Painel temático. Neste tema você deverá estabelecer relações com algum conteúdo didático pedagógico.
Ex:
Tema “Copa do mundo – Futebol”.
Exemplos de conteúdos:
Língua portuguesa – substantivos (próprios e comuns, concretos e abstratos etc); adjetivos;
Matemática – conjunto; antecessor ou sucessor; tabela etc;
Geografia – mapas; continente africano etc.
Ou outras disciplina/conteúdos relacionadas ao segmento educacional que o aluno se encontra em curso.
Recursos: cartolina ou papel metro, cola, jornais e revista ilustradas que mantenham alguma relação com o tema conteúdo.
Metodologia
1. Discuta com o aluno impressões ou informações sobre o tema escolhido.
2. Demonstre possíveis relações com a disciplina/conteúdos que serão estudados.
3. Volte a discutir com o aluno sobre as impressões ou informações iniciais e proponha um aprofundamento considerando as relações com a disciplina/conteúdos;
4. Agora, solicite que escolha e corte algumas ilustrações dos jornais e revistas que se relacionem com o tema e/ou disciplina/conteúdos.
Importante: esta tarefa de cortar as ilustrações (figuras) deve ser realizada apenas com as mãos utilizando-se indicador e polegar (movimento de pinça e prensa) com as duas mãos.
5. Junto com o aluno, defina uma margem no Painel temático e demarque com um lápis de modo discreto. Solicite que, sem colar, organize as figuras no painel de modo a visualizá-las de modo que possa: a) organizar o espaço de modo coerente e equilibrado; b) explicar o porquê de escolha de cada uma delas. Se necessário peça que estabeleça previamente ordem da explicação/descrição de cada ilustração.
Notas: esta tarefa tem por finalidade:
• estimular a percepção e orientação espacial do aluno sobre um objeto que pode ser o painel, uma mesa ou a folha do caderno e suas margens.
• Pode também servir para se discutir formas geométricas, e no caso de a atividade ser desenvolvida por um grupo, construir acordos de utilização do espaço.
• Mas, principalmente, demonstrar a possibilidade de organização de idéias associadas a um objeto a ser construído. Ou seja, a habilidade de planejar o resultado do pro´rio trabalho.
6. Solicite que execute a colagem conforme planejado, tomando cuidados com os detalhes (margens, ordem e organização espacial das figuras)
7. Finalmente, solicite que se exponha o painel e explique
• O tema;
• Que relações com o conteúdo/disciplina foram abordadas;
• Que etapas foram realizadas para planejamento e montagem;
Esta tarefa, realizada uma vez por semana durante aproxidamente oito semanas, possibilitará melhorias na empunhadura do lápis (provavelmente diminuindo quebras de pontas), da borracha (mais firmeza e precisão), proporcionar aprimoramentos da coordenação motora fina, da coordenação viso motora e na capacidade de concentração.
Daniele, espero que esta primeira proposta possa sur útil. Ainda este mês postarei uma segunda proposição de atividades com mais especificidades sobre suas solicitações.
Grande abraço e saudações a equipe do Colégio Mediterrâneo.
Marcos Marcelo F. Barreto.
Olá Daniele,
ResponderExcluirtambém tenho uma aluna com caracteristicas semelhantes. Por isso, faço minha a sua solicitação.
Li a sugestão do Marcos e conversei com minha coordenadora pedagógica e ela me deu carta branca para que eu aplique em minha turma.
Enviarei os resultados para a equipe do blog e espero que eles postem.
Miralva Santos
professora