Por Marcos Marcelo F. Barreto
Muitos educadores utilizam em seus planos de curso a formulação de objetivos comportamentais. Estes objetivos determinam os comportamentos observáveis que o aluno deverá ser capaz de executar ao final da atividade planejada. Muitas vezes, esta formulação segue critérios com algumas inadequações, dependendo da formação profissional, experiência pedagógica ou crenças político-pedagógicas. Esta diversidade de entendimentos sobre a redação de objetivos educacionais causam equívocos metodológicos, sobretudo para o professor, que eventualmente não elaborou o planejamento, é solicitado a executar em uma aula ou atividade durante o curso.
Com base nesta discussão, este texto propõe uma análise sobre a formulação de objetivos comportamentais para a educação e aponta, segundo Groulund (1975), equívocos comuns relacionados à formulação de objetivos comportamentais.
Análise de conceitos
Inicialmente vamos analisar alguns conceitos básicos para o entendimento deste texto.
META é a declaração geral do que se pretende que o estudante tenha aprendido ou adquirido como habilidade ou competência ao concluir um curso. Está associada ao planejamento estratégico (de médio a longo prazo).
OBJETIVO é a determinação do que se pretende que o estudante seja capaz de EXECUTAR após ter concluído o ensino, que pode ser uma atividade, uma aula, uma unidade, módulo ou curso. Seu desempenho deve ser mensurável e a tarefa deve estar relacionada com problemas reais do cotidiano pessoal, educacional ou profissional.
Um objetivo, além de ser mensurável e relacionado com problemas reais do cotidiano, deve:
a. Ser redigido em linguagem clara e direta.
b. Ser coerente, de modo que justifique a execução pelo estudante.
c. Listar uma descrição nítida das condições nas quais a tarefa deverá executada. d. Detalhar níveis de desempenho determinados, quando necessário* (auxiliarão em processo de avaliação).
Embora possa parecer simples, professores ao elaborarem objetivos comportamentais “tendem a focalizar o processo de ensino, o processo de aprendizagem ou os assuntos a serem desenvolvidos. Em vez de focalizarem os resultados desejados com a instrução” (GRONLUND,1975, p. 11).
Objetivo geral e objetivos específicos.
O objetivo geral é uma ação que está diretamente associada ao produto final previsto no planejamento. Normalmente, depende de outras ações articuladas que possibilitem sua execução. Estas ações constituem-se em etapas, que quando executadas, possibilitarão a conclusão do objetivo geral. A delimitação e discriminação destas etapas constituem-se nos objetivos específicos.
Em outras palavras, o objetivo geral mostra qual o propósito final do seu trabalho. Os objetivos específicos enumeram os passos e estratégias que serão utilizados para alcançar o objetivo geral.
A formulação de objetivos pode auxiliar em:
Avaliações diagnósticas.
Elaboração de seqüência do roteiro do curso, disciplina, ou unidade.
Avaliações de desempenho, testes, verificações e situações observáveis.
Informação pedagógica para os estudantes, corpo docente e administração.
Exemplos práticos a serem utilizados no ensino.
* Em alguns casos, seus padrões de desempenho provavelmente serão "o mais alto quanto você possa conseguir". Você pode, ainda, não saber o que é razoável esperar (você ainda não ministrou o curso), portanto, deixe para mais tarde estabelecer um padrão numérico até que você adquira experiência com os objetivos e o ensino.
LISTA DE VERBOS EM NORMAN GROUNLUND (1975)
Verbos ilustrativos para formulação de objetivos instrucionais gerais
Analisar
Aplicar
Apreciar
Abranger
Computar
Criar
Demonstrar
Avaliar
Interpretar
Conhecer
Ouvir
Localizar
Desempenhar
Reconhecer
Falar
Pensar
Traduzir
Compreender
Usar
Escrever
Verbos ilustrativos para formulação de resultados específicos de aprendizagem
Comportamentos criativos
Alterar
Perguntar
Mudar
Designar
Generalizar
Parafrasear
Predizer
Questionar
Reorganizar
Recombinar
Reconstruir
Reagrupar
Renomear
Reordenar
Rearrumar
Refrasear
Reelaborar
Reestruturar
Recontar
Revisar
Reescrever
Simplificar
Sintetizar
Sistematizar
Variar
Comportamentos complexos lógicos e de julgamentos
Analisar
Estimar
Combinar
Comparar
Concluir
Contrastar
Criticar
Decidir
Deduzir
Sustentar
Avaliar
Explicar
Formular
Generalizar
Induzir
Inferir
Planejar
Estruturar
Substituir
Comportamentos discriminativos gerais
Escolher
Coletar
Definir
Descrever
Detectar
Diferenciar
Discriminar
Distinguir
Identificar
Indicar
Isolar
Listar
Combinar
Omitir
Ordenar
Escolher
Colocar
Apontar
Selecionar
Separar
Comportamentos sociais
Aceitar
Concordar
Ajudar
Permitir
Responder
Reagir
Argumentar
Comunicar
Cumprimentar
Contribuir
Cooperar
Sorrir
Dançar
Discordar
Discutir
Desculpar-se
Perdoar
Conversar
Saldar
Ajudar
Interagir
Convidar
Reunir
Rir
Encontrar
Participar
Permitir
Elogiar
Comportamentos de linguagem
Abreviar
Acentuar
Alfabetizar
Articular
Chamar
Editar
Duplicar
Pronunciar
Falar
Pontuar
Ler
Recitar
Dizer
Assinalar
Soletrar
Estabelecer
Sumariar
Traduzir
Separar as sílabas
Verbalizar
Murmurar
Escrever
Narrar
Escrever em letras maiúsculas
Comportamentos de estudo
Preparar
Categorizar
Projetar
Citar
Circular
Compilar
Copiar
Descobrir
Acompanhar
Representar graficamente
Rotular
Localizar
Planejar
Prestar atenção
Destacar em itens
Nomear
Anotar
Registrar
Reproduzir
Pesquisar
Sublinhar
Selecionar
Comportamentos físicos
Arquear
Rebater
Inclinar
Carregar
Alcançar
Esculpir
Dar cambalhotas
Encarar
Agarrar
Pegar
Golpear
Pular
Saltar
Sapatear
Elevar
Marchar
Arremessar
Puxar
Empurrar
Correr
Patinar
Esquiar
Saltar
Ficar em pé
Levantar-se
Cobrir
Nadar
Balançar
Atirar
Lançar
Andar
Escalar
Comportamentos artísticos
Compor
Harmonizar
Pintar
Edificar
Esculpir
Construir
Cortar
Batucar
Pontilhar
Desenhar
Perfurar
Embrulhar
Configurar
Armar
Forjar
Manobrar
Guiar
Inflamar-se
Ilustrar
Fundir
Misturar
Modelar
Pregar
Colorir
Colocar
Entornar
Pressionar
Enrolar
Esfregar
Arear
Serrar
Entalhar
Girar
Vibrar
Esboçar
Alisar
Esmagar
Pisar
Combinar
Traçar
Decorar
Ornamentar
Lustrar
Esfregar
Comportamentos dramáticos
Atuar
Abraçar
Dirigir
Exibir
Emitir
Sair
Expressar
Comover
Fazer pantomima
Desempenhar
Mostrar
Comportamentos matemáticos
Adicionar
Dividir
Calcular
Comparar
Contar
Derivar
Estimar
Extrapolar
Extrair
Fazer gráficos
Grupar
Integrar
Intercalar
Medir
Multiplicar
Numerar
Planejar
Provar
Reduzir
Solucionar
Calcular área
Subtrair
Tabular
Computar
Verificar
Comportamentos relacionados à aparência geral, higiene e segurança
Abotoar
Limpar
Clarificar
Fechar
Pentear
Vestir
Beber
Comer
Eliminar
Esvaziar
Ir
Atar
Parar
Provar
Amarrar
Descobrir
Desatar
Esperar
Lavar
Cobrir
Encher
Desabotoar
Vestir
Calçar
REFERÊNCIAS
BLOOM, B. S. et alii - Taxonomy of educational objectives. Handbook I: Cognitive domain. New York, David Mc Kay, Inc., 1956.
CLAUS, Calvin K.. Lista de verbos em Norman Groulund. Disponível em http://www.facear.edu.br/paginas/academico/tcc/VERBOS%20PARA%20ELABORA%C3%87%C3%83O%20DE%20OBJETIVOS.pdf , acesso em 07/11/2011.
GUILO, R. E. – The analysis, prediction and control of behavior (Manuscrito não publicado). Seattle, Washington, University of Washington School of Dentistry, 1967.
GROUNLUND, Norman E. – Verbos ilustrativos. In: Formulação de objetivos comportamentais para as aulas. Rio de Janeiro, Ed. Rio. , 1975.
KRATHWOLD, D. R. et alli - Taxonomy of educational objectives. Handbook 11: Affective domain. New York, David Mackay, Inc., 1964.
MAGER, R. F. - Preparing instructional objectives. Palo Alto, California, Fearon Publishers Inc., 1962.
________ & BEACH KENNETH, M. Jr. - Developing vocational instruction. Palo Alto, California, Fearon Publishers Inc., 1967.
________ - Some recent developments in the technology of objectives (A tape-casset interview with Dr. Mager). Sound Education Reports, Los Altos, California, Vol. 1, n° 3, 1969.
Olá Marcos, interessante, pois para avaliar podemos buscar uma melhor ideia para elaboração de critérios e aproximar da ação de pensamento do aluno, das ações práticas elaborativas e dos comportamentos sociais e psicossociais.Obrigada pela colaboração.
ResponderExcluirOlá Patrícia.
ExcluirQuando puder dê uma olhada neste texto com o mesmo tema:
http://educacaoepsicomotricidade.blogspot.com.br/2011/01/objetivos-comportamentais-para-educacao.html
Obrigado pela comentário.
Obrigado pelo comentário.
Marcos Barreto